
BRASIL, 03 de abril de 2025 – O youtuber Felipe Neto anunciou nesta quinta (3) sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026. O comunicado foi feito por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, onde destacou o poder das plataformas digitais na formação da opinião pública.
“Eu quero ser presidente porque, embora seja um homem de fora da política, tenho ao meu lado a maior arma do nosso tempo: o uso das redes”, declarou.
Nos comentários da publicação, seguidores levantaram hipóteses sobre a autenticidade do anúncio, sugerindo que poderia se tratar de uma sátira. Isso porque o discurso do youtuber fez referências ao livro 1984, de George Orwell, obra que retrata um regime totalitário liderado pelo “Grande Irmão” e uma sociedade sob constante vigilância.
Felipe Neto abordou o impacto das redes sociais e sua influência sobre a sociedade. “Todas as plataformas têm acesso aos nossos gostos, interesses e ideologias. Não há escapatória. Então, por que não usar essa dependência das redes a favor do povo?”, questionou durante o vídeo.
O youtuber também anunciou a criação de uma nova plataforma digital chamada “Nova Fala”, que, segundo ele, funcionaria como um “laboratório” para coletar informações sobre as preferências e necessidades da população.
“Cada cidadão, ao interagir com os conteúdos, cederia voluntariamente dados que nos ajudariam a compreender melhor os desejos do povo brasileiro”, explicou.
A proposta gerou ainda mais questionamentos, especialmente pelo nome da rede social, semelhante à “Novafala” ou “Novilíngua”, linguagem fictícia criada no livro 1984 para restringir a liberdade de expressão.
A equipe de comunicação de Felipe Neto informou que mais detalhes serão divulgados nesta sexta (4), às 12h, por meio de um novo pronunciamento do youtuber em suas redes sociais.