
MARANHÃO, 28 de março de 2025 – Um grupo formado por ex-deputados estaduais do Maranhão que não conseguiram reeleição está se organizando para disputar as eleições de 2026 em um único partido.
A estratégia inclui acordos para que alguns desistam das candidaturas e deem lugar a suplentes, aumentando as chances de eleger entre cinco e seis parlamentares. O movimento é liderado pelo ex-deputado e ex-candidato a prefeito de São José de Ribamar, Jota Pinto.
Parte do grupo se reuniu na última quarta (26) em uma casa de vinhos em São Luís para alinhar os detalhes da articulação. Entre os nomes envolvidos estão ex-parlamentares com influência eleitoral, como Raimundo Cutrim, Helena Duailibe, Marcos Caldas, Fábio Braga, Rogério Cafeteira e Valéria Macedo.
O partido que abrigará a chapa ainda será definido, mas as opções incluem o DC e o PMB, siglas sem deputados em exercício e que permitiriam controle total do grupo.
Cada integrante do grupo tem histórico de captar pelo menos 15 mil votos, o que, somando os 30 nomes, totalizaria cerca de 450 mil votos – suficientes para eleger cinco deputados na Assembleia Legislativa. A articulação dos ex-deputados busca evitar dispersão de votos e fortalecer a atuação conjunta na disputa.
Além dos já citados, também fazem parte da iniciativa nomes como Socorro Waquim, Betel Gomes, Adelmo Soares, Sérgio Frota, Gardênia Castelo e Luciano Genésio.