SONHO PROLONGADO

Estudo do BNDES prevê BRT e VLT em São Luís até 2054

Compartilhe
São Luís
Levantamento do BNDES aponta que São Luís pode implantar 53 km de rede eficiente de transporte coletivo até 2054, beneficiando mais de 580 mil pessoas.

BRASÍLIA, 16 de julho de 2025 – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério das Cidades divulgaram, em boletim recente, que a região metropolitana de São Luís pode receber 53 quilômetros de rede de transporte público coletivo de média e alta capacidade até 2054. A medida integra a proposta nacional da “Rede Futura”.

De acordo com o estudo, a expansão poderá beneficiar cerca de 587,9 mil moradores, com a implantação de sistemas mais sustentáveis, eficientes e integrados. Atualmente, São Luís não possui qualquer rede estruturada com metrôs, trens urbanos ou sistemas BRT.

Segundo os dados do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), a capital maranhense pode contar com 46 quilômetros de sistemas BRT ou VLT e outros 7 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus. Com isso, cerca de 25% da população da Grande São Luís viveria a até 1 km de estações de transporte público de alta qualidade, conforme o indicador internacional PNT.

O objetivo da proposta é ampliar o acesso, diminuir o tempo de deslocamento diário, reduzir poluentes, melhorar a segurança viária e racionalizar o uso do espaço urbano.

O ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que o estudo oferece base técnica sólida para decisões de longo prazo e reforça o planejamento com foco em qualidade de vida. Para ele, o transporte coletivo deve ser mais eficiente, sustentável e acessível.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou a importância dos corredores de transporte para melhorar a mobilidade, especialmente entre populações vulneráveis. Segundo ele, em São Luís, a implantação representaria uma mudança estrutural com reflexos positivos na segurança e produtividade.

Com a Rede Futura, São Luís poderia atingir um índice RTR (Rapid Transit to Resident) de 25, superando cidades como Santiago (23) e Lisboa (15,3). O índice mede a proporção entre a população urbana e a extensão da rede de transporte rápido.

Hoje, a capital maranhense possui índice muito inferior por não dispor de estrutura adequada.

A adoção do projeto colocaria São Luís em nível semelhante ao de outras grandes cidades latino-americanas e europeias em termos de mobilidade e acesso.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.