IMPOSTO
Estados brasileiros planejam aumento do ICMS para 25%
Por linharesjr.com.br • 13/03/2024
Compartilhe
Maranhão ICMS
Estados buscam elevar de 17% para 25% a alíquota do ICMS sobre compras em sites do programa Remessa Conforme a partir de 2025.

BRASIL, 13 de março de 2023 – Os Estados brasileiros buscam aumentar a alíquota do ICMS de 17% para 25% sobre as compras realizadas em sites vinculados ao programa Remessa Conforme da Receita Federal, a partir de 2025.

A notícia sobre o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços foi divulgada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e confirmada pelo Valor.

A proposta requer a aprovação prévia do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), com a expectativa de votação na reunião ordinária marcada para 12 de abril ou em uma reunião extraordinária anterior.

Fontes indicam que já existe consenso entre os Estados para elevar a alíquota para 25%. Originalmente, a intenção era que esse percentual vigorasse já a partir deste ano. No entanto, as discussões sobre as alíquotas modais no ano passado impossibilitaram sua implementação.

Se aprovada no Confaz, a nova alíquota ainda precisará passar pela aprovação das assembleias estaduais para entrar em vigor em 2025. A percepção dos estados é de que não deverá encontrar obstáculos nesse processo.

O governo federal, informado sobre a intenção, não apresenta objeções à fixação da alíquota em 25%, conforme apurado pelo Valor.

Contudo, permanece em discussão a alíquota do Imposto de Importação, atualmente zerada para compras de até US$ 50 em sites participantes do Remessa Conforme.

Até o final do ano passado, a área técnica do Fisco recomendava a manutenção da isenção até que fosse possível avaliar melhor os efeitos da estratégia adotada em relação à política tributária para remessas internacionais.

Compartilhe
19/03/2024
ICMS
STJ aprova que estados cobrem mais impostos na conta de luz
23/02/2024
IMPOSTOS
Lahesio Bonfim critica aumento de ICMS por Brandão
19/02/2024
IMPOSTO
Deputado Fernando Braide critica aumento do ICMS no Maranhão

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda