BRASÍLIA, 17 de julho de 2024 – A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) se licenciou do Senado para assumir o cargo de secretária da Juventude do Maranhão. O anúncio foi feito nesta terça (16) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante a sessão plenária.
O segundo suplente de Eliziane, o cardiologista e ex-deputado federal Bene Camacho (PSD), tomou posse em seu lugar.
O primeiro suplente, Pedro Fernandes Ribeiro (PTB), prefeito de Arame (MA), havia informado à Mesa Diretora sobre a impossibilidade de assumir o mandato devido a seus compromissos municipais.
Eliziane justificou a licença como um convite do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), para assumir a secretaria temporariamente. Ela destacou que Bene Camacho representa bem os anseios do estado e do partido, liderado por Gilberto Kassab.
A senadora também reafirmou sua intenção de disputar a presidência do Senado Federal.
Eliziane não dará plantão diário na Secretaria da Juventude. A operacionalização da pasta continuará sob a responsabilidade de Thiago Costa Silva Prado, que reassumirá a titularidade do cargo após o prazo de licença da senadora, até o fim de setembro ou começo de outubro.
Com a licença, Eliziane faz um gesto aos eleitores da região Tocantina e ao próprio governador Carlos Brandão, visando as eleições de 2026, quando estarão em jogo duas vagas para o Senado pelo Maranhão, incluindo a dela.
QUEM É BENE CAMACHO
Bene Camacho, 66 anos, nasceu em Ibirarema (SP) e fez carreira política e profissional em Imperatriz, no Maranhão. Em seu mandato, pretende priorizar temas como educação, meio ambiente, sustentabilidade, ciência e desenvolvimento regional.
Em seu primeiro pronunciamento no Senado, ele cumprimentou os senadores e celebrou os 172 anos de Imperatriz. Durante seu discurso, Camacho defendeu a recriação da Comissão da Amazônia no Senado, enfatizando a importância de discutir temas relacionados às mudanças climáticas.
Ele propôs que a preservação ambiental se torne uma atividade econômica regulamentada, financiada e remunerada.