PROPOSTA

Eliziane Gama relatará PEC contra aposentadoria compulsória

Compartilhe
Eliziane proposta
Servidores condenados são aposentados e seguem recebendo mesmo após a perda do cargo. Segundo Eliziane, a medida visa aumentar a confiança nas instituições.

BRASÍLIA, 20 de março de 2025 – A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) assumiu a relatoria da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a aposentadoria compulsória como punição para juízes, membros do Ministério Público e militares em casos de infrações disciplinares.

A PEC, de autoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A proposta busca promover isonomia e moralidade no serviço público, impedindo que a aposentadoria seja usada como sanção.

Atualmente, a legislação permite que servidores condenados por crimes graves sejam aposentados compulsoriamente, recebendo proventos integrais mesmo após a perda do cargo. A PEC não altera os critérios de aposentadoria, mas proíbe seu uso como punição.

Segundo Eliziane Gama, a medida visa aumentar a confiança pública nas instituições e garantir tratamento igualitário entre os servidores.

A proposta prevê que, em casos de infrações graves, sejam aplicadas penalidades como demissão, licenciamento ou exclusão, conforme as regras específicas de cada carreira.

Flávio Dino argumenta que a aposentadoria é um direito destinado a garantir uma vida digna após a carreira, e não uma ferramenta de punição. Ele ressalta que seu uso como sanção desmoraliza o serviço público e compromete a credibilidade das instituições.

Além disso, a PEC proíbe a transferência de militares para a inatividade como punição por infrações disciplinares. Também acaba com o benefício de “morte ficta”, que permite que familiares de militares expulsos recebam pensão integral, mesmo em casos de crimes graves.

O governo estima uma economia de R$ 25 milhões anuais com o fim desse benefício.

Compartilhe

Leia mais

SKY Imposto

IMPOSTO ADICIONAL

Justiça confirma cobrança de ICMS adicional sobre a SKY
SKY Imposto

IMPOSTO ADICIONAL

Justiça confirma cobrança de ICMS adicional sobre a SKY

PF Empresa

EMPRESA INVESTIGADA

Governo Lula fecha contrato milionário com firma alvo da PF
PF Empresa

EMPRESA INVESTIGADA

Governo Lula fecha contrato milionário com firma alvo da PF

Dia das Mães

CONSUMO EM QUEDA

Intenção de compra para o Dia das Mães cai 8,4% em São Luís
Dia das Mães

CONSUMO EM QUEDA

Intenção de compra para o Dia das Mães cai 8,4% em São Luís

Uma resposta

  1. A gente aprendeu a ver com maus olhos o instituto da aposentadoria compulsória como punição. E de fato, sempre pareceu uma injustiça. Mas isso foi em tempos de certa normalidade institucional no Brasil. Pois vimos a perseguição perpetrada contra a carioca Ludmila Lins Grilo, que foi expurgada da magistratura com a compulsória e saiu do país (vive nos EUA), mas graças a Deus, recebendo seus proventos de juíza de Direito. Então essa PEC agora (ainda mais com a relatora que possui, cruzes!), em tempos de ANORMALIDADE institucional, me parece será mais uma ferramenta contra os detratores do “establishment” e não justiça contra maus servidores públicos. Nada a comemorar, meu caro Linhares.

    em tempo: vimos o teu vídeo sobre a Eliene Amorim e ficamos todos estarrecidos, com o caso em si e com o desconhecimento mais público dele! O teu conteúdo acerca dela precisa chegar à esfera nacional. A tua denúncia é muito completa e necessária. Tens contato com a Gazeta do Povo, Revista Oeste?

    em tempo 2: vi no teu Instagram e lamento muitíssimo pelo falecimento da tua mãezinha. Que o Senhor Jesus conforte a todos que sofrem a sua partida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.