Eliziane Gama em 2022? O que esperar?

Compartilhe
Senadora começa a despontar como um dos nomes na linha sucessória do governador Flávio Dino

Eliziane Gama entrou para a “primeira divisão” de política estadual em 2012. Até então deputada estadual, a hoje senadora tinha postura discreta na Assembleia Legislativa. O bom desempenho nas eleições para a prefeitura de São Luís chegou a lhe render, inclusive, vaga entre os nomes para as eleições de 2014. Eliziane declinou da possibilidade de ser candidata ao governo e ajudou, indiretamente, Flávio Dino a vencer a eleição já no primeiro turno.

Em 2016 veio então a tragédia. A deputada tentou reeditou a campanha de 2012 e veio então a ignomínia. Em janeiro de 2016, Eliziane era a ÚNICA candidata. Reinava absoluta nas pesquisas. O domínio era tanto que o próprio Edivaldo Holanda Jr cogitava sequer ser candidato. Sabotada por adversários dentro e fora do seu grupo, vítima da estupidez de aliados que já dividiam cargos meses antes da eleição acontecer, Eliziane terminou o pleito em quarto lugar. Um vexame que, para muitos, representava o fim.

Por dois anos a deputada federal foi dada como carta fora do baralho e por dois anos preparou aquele que poderia ser o movimento final de sua trajetória política: decidiu encarar a luta pelo Senado.

Eliziane venceu e a humilhação de 2016 foi apagada de seu currículo. Hoje, por conta de sua atuação parlamentar, liderança nacional do Cidadania e com um longo mandato de sete anos no Senado, a musculatura política é fragorosa.

Passada a ressaca da eleição, alguns aliados de Flávio Dino já confidenciam que ela pode “vir forte em 2022”.

Questionado sobre o futuro de Eliziane Gama, um deputado federal da base governista disse que a possibilidade é real. “Se ela aprender com a derrota de 2016 e com a vitória de 2018, colocar na cabeça que política é convergência, manutenção de palavra e formação de grupo, pode se tornar um nome forte. A possibilidade é real, depende apenas dela”.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest


2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
José de Oliveira Ramos

Linhares, muita gente que banha no rio Una, em Morros, não conhece o leito daquela beleza. E o segredo da beleza do rio, daquele rio, além da forte correnteza – a água está na tua canela, mas você sente que está sendo arrastado pela correnteza! – são as voltas que o rio dá. Passa em vários lugares. Assim pode ser uma eleição para um cargo majoritário que vai acontecer apenas em 2022, quando sequer estamos em 2020. Não há como imaginar a senhora Senadora sendo favorita, sendo forte e se elegendo governadora. Eu entendo que, quem se aliar a Flávio Dino ou a Edivaldo Jr. pelo governo que os dois fazem já como reeleitos, literalmente estará queimado. O povo do Maranhão está acostumado a entender que, “governar, é realizar obras”. Se não aparecer algo novo no Maranhão, é difícil tomar 2022 de Roberto Rocha, tão Senador quanto Eliziane e com atuação trocentas vezes mais visível. O único erro do Roberto nos últimos cinco anos, foi fechar a rádio. Mesmo somando prejuízos, era o canal que ele tinha para incrementar a campanha. Já a senhora Senadora Eliziane permite “ser queimada” pelos próprios colegas de formação universitária (Jornalistas e blogueiros),quando afirmam isso ou aquilo e ela não contesta. Quem quer se candidatar a alguma coisa, não pode deixar de se expor – e é isso que, nessas situações, ela faz. Nem mesmo que tenha o apoio de FD ela conseguirá se eleger. Se por acaso alguém da família Sarney sair candidato, aí é que ela não terá chances. Não que alguém da família Sarney se eleja, mas pelo raciocínio seguinte. Eliziane tem 500 mil votos, tendo como candidato forte no primeiro turno, o Zé das Couves. Desses 500 mil votos, se alguém da família Sarney entrar na disputa, o máximo que Eliziane conseguirá, será uns 250 mil votos. E aí, babau. E pelo que temos visto, quem “perde” no primeiro turno, dificilmente “ganha” no segundo turno com a disputa bipolarizada.

pedro brammer

Nem acredito que li isso, que decepção serio mesmo, te defendi muito e te admirei muito sei que vocês tem que viver e para isso tem que se submeter ao mercado e tal mas cara tu era honrado, outro dia mesmo tu fez um texto fodastico colocando os blogueiros dessa província no bolso falando do agressor do marido dessa mulher e de como gente boa tava defendendo aquilo, tu citava ate as mulheres que ele agrediu e foram varias , mesmo sabendo disso e sabendo que essa mulher aceitou tudo que o marido dela fez e continuara fazendo tu escreve um texto desse ? cara estou triste com os monarquistas do maranhão que entraram em surto, triste com coisas desse governo que esta implodindo a direita e agora triste com você que era o único que prestava no maranhao. sinto muito cara.

2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.