opções

Disputa acirrada

Eleição no TJ indica desgaste do governo no Judiciário

Compartilhe
Diferença de apenas um voto em favor do candidato de Flávio Dino expõe enfraquecimento de influência externa no Judiciário

O desembargador Lourival Serejo obteve vitória apertada na quarta (18) na eleição para a presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Por apenas um voto, ele venceu a disputa contra a também desembargadora Nelma Sarney. A vitória apertada em uma situação de quebra de tradição sugere o desgaste do prestígio do grupo governista no Judiciário.

Lourival Serejo e Nelma Sarney disputaram a preferência entre os 30 desembargadores que compõe a corte. Ele conquistou a preferência de 16 deles, enquanto sua concorrente contou com o apoio de 14 desembargadores. Já que entre o principal critério de desempate é o tempo de corte, e como Nelma Sarney possui mais tempo do que Serejo, apenas um voto garantiu decidiu a eleição em favor do futuro presidente.

A eleição de Lourival Serejo mantém uma quebra da tradição de eleger para a Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão os membros mais antigos. Terceira corte mais antiga do Brasil, esta é a terceira vez que a quebra da tradição aconteceu.

A primeira vez que a tradição foi quebrada aconteceu em 2007, quando membros da corte se rebelaram contra o desembargador Stélio Muniz e decidiram eleger Raimundo Freire Cutrim. Em 2017, com forte influência do governador Flávio Dino, foi eleito o desembargador Joaquim Figueiredo. Situação que se repetiu em 2019 em escala menor.

O placar apertado na eleição de Serejo indica uma predisposição dos membros da corte em retomar a tradição e um anseio pelo fim da influência externa e independência dos desembargadores nas decisões dos desembargadores.

Serejo comandará a o judiciário estadual de abril de 2020 até abril de 2022.

Compartilhe

Leia mais

Dino decisão

DECISÃO

Dino proíbe município de pagar honorário de êxito a advogado
Dino decisão

DECISÃO

Dino proíbe município de pagar honorário de êxito a advogado

Castelinho Condenação

CONDENAÇÃO

Justiça obriga Governo do MA a reformar Ginásio Castelinho
Castelinho Condenação

CONDENAÇÃO

Justiça obriga Governo do MA a reformar Ginásio Castelinho

Brandão Eleições

ELEIÇÕES

Orleans Brandão visa candidatura a deputado federal em 2026
Brandão Eleições

ELEIÇÕES

Orleans Brandão visa candidatura a deputado federal em 2026

Uma resposta

  1. Todos já sabíamos que ia prevalecer a vontade do comunista. Ele jamais iria aceitar a Nelma Sarney. O judiciário maranhense mais uma vez demonstra que é um puxadinho do palácio dos leões. Igualmente a assembléia legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.