ECONOMIA

Economista do Bradesco alerta para risco de recessão em 2025

Compartilhe
Risco economia
Especialista aponta combinação de juros altos e desaceleração no consumo e investimentos como fatores de risco para a economia.

BRASIL, 05 de fevereiro de 2025 – O economista-chefe do Bradesco, Fernando Honorato, afirmou em entrevista à revista Veja que o Brasil corre risco enfrentar uma recessão no segundo semestre de 2025. A projeção tem como base a combinação de juros elevados, atualmente estimados em 15,25% ao ano, e a desaceleração do consumo e dos investimentos.

Segundo Honorato, o Banco Central já sinalizou que a economia brasileira corre risco de esfriar mais do que o inicialmente previsto. “Nossa projeção atual é que, com o juro a 15,25% ao ano, o Brasil estará em recessão no segundo semestre deste ano”, afirmou.

Os elevados custos de financiamento estão entre os principais fatores que dificultam o acesso ao crédito, impactando negativamente tanto a atividade econômica quanto os investimentos.

Apesar de um possível impulso ao Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, puxado pelo agronegócio, a expectativa é de desaceleração nos trimestres seguintes.

Honorato explicou que, mesmo com um resultado positivo inicial, o esfriamento do consumo e a retração nos investimentos podem levar o país a registrar dois trimestres consecutivos de queda no PIB, caracterizando uma recessão técnica.

O cenário econômico também enfrenta outras ameaças, como a inflação persistente, que pressiona o poder de compra das famílias, e as incertezas fiscais, agravadas pelo aumento da dívida pública e dificuldades na gestão das contas do governo.

Além do alerta do Bradesco, analistas de mercado têm manifestado preocupações semelhantes. Entre os principais desafios, destacam-se a necessidade de ajustes na política econômica e a criação de estratégias eficazes para mitigar os impactos da retração.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x