
SÃO LUÍS, 05 de fevereiro de 2026 – O deputado estadual maranhense Edson Araújo movimentou R$ 73,4 milhões em sua conta pessoa física entre junho de 2024 e o fim de 2025, conforme denúncia do deputado federal Duarte Jr na CPMI do INSS nesta semana.
Os dados, obtidos com quebra de sigilo bancário, mostram que apenas em junho de 2024 ele recebeu R$ 54,9 milhões. Diante dos valores, Duarte Jr formalizou pedido para convocar Araúso para prestar esclarecimentos urgentes à comissão, ligando as movimentações a um esquema de fraudes previdenciárias.
O parlamentar federal afirmou que o caso no Maranhão envolve igrejas evangélicas de São Luís, associações e sindicatos em um esquema criminoso. Segundo ele, essas instituições coagiam pescadores a participar de fraudes, mesmo sem exercerem a profissão.
“Tem caso envolvendo igrejas em São Luís, tem caso envolvendo parlamentares no estado do Maranhão, tem caso envolvendo associações, sindicatos, instituições que se dizem defender o pescador, mas na verdade coagem pescadores”, disse Duarte Jr, ao cobrar uma data imediata para a oitiva do deputado estadual.
Com a convocação aprovada pela CPMI, Duarte Jr pressiona para que a oitiva de Edson Araújo ocorra o mais breve possível. Ele classificou como inadiável a necessidade de esclarecimentos sobre a origem do dinheiro.
O deputado federal sugeriu que o volume de recursos pode ser a razão pela qual Araújo teria tentado ameaçar e blindar os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito.







