CONFRONTO DIRETO

Duarte ameaça recorrer a condução coercitiva em CPMI do INSS

Compartilhe
Duarte Edson
Duarte afirma que pode acionar medida para garantir depoimento de Edson Araújo na CPMI do INSS, após negativa de habeas corpus e faltas justificadas por saúde.

SÃO LUÍS, 09 de fevereiro de 2026 – O deputado federal Duarte Junior (PSB) declarou neste domingo (8) que poderá recorrer à condução coercitiva para assegurar o depoimento de Edson Araújo (PSB) à CPMI do INSS, marcado para segunda (9), em Brasília.

A medida, segundo ele, será adotada caso o parlamentar não compareça, após negativa de habeas corpus pelo Supremo Tribunal Federal.

Em publicação na rede social X, Duarte comentou a expectativa para a oitiva e informou que a decisão do STF obriga o comparecimento do colega de partido. Além disso, destacou que a comissão considera o depoimento necessário para o andamento das apurações conduzidas pela CPMI.

Edson Araújo deve prestar esclarecimentos sobre movimentações financeiras classificadas como atípicas em sua conta pessoal. Dados obtidos por meio de quebra de sigilo apontam o recebimento de R$ 54,9 milhões em um único mês, em junho de 2024, além de repasses que totalizam R$ 18,5 milhões no segundo semestre de 2025.

Segundo Duarte, o deputado alegou doença e apresentou pedido de habeas corpus para não comparecer à CPMI, mas o recurso foi negado. Mesmo assim, ele voltou a citar problemas de saúde e não compareceu à junta médica do Senado, previamente agendada para avaliar a condição informada.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x