ACUSAÇÃO

Douglas Pinto aponta corrupção de Paulo Victor

Compartilhe
Douglas Pinto (PSD) se opõe à reeleição de Paulo Victor (PSB) à presidência da Câmara Municipal e critica as regras do regimento interno que impedem candidaturas avulsas.

SÃO LUÍS, 30 de dezembro de 2024 – O vereador eleito Douglas Pinto (PSD) criticou duramente a candidatura de Paulo Victor (PSB) à reeleição para a presidência da Câmara Municipal de São Luís. Além disso, ele também questionou as regras do regimento interno da Casa, que impedem o lançamento de candidaturas avulsas. Dessa forma, para Pinto, é “constrangedor” eleger um réu por corrupção.

Paulo Victor é o único candidato registrado até agora e enfrenta acusações de corrupção. Ele também teve pedidos de prisão e busca feitos pelo Gaeco, suspeito de chefiar um grupo criminoso que desviava emendas parlamentares. O caso foi suspenso pela Primeira Câmara Criminal do TJ-MA e aguarda análise no STJ.

REGRAS IMPEDEM CANDIDATURA AVULSA

Douglas Pinto, então, afirma que não votará em Paulo Victor e critica o regimento interno da Câmara. Dessa forma, segundo ele, as regras foram criadas para excluir concorrentes e favorecer acordos prévios.

O regimento atual não prevê candidaturas avulsas e exige votação aberta para todos os cargos da Mesa Diretora. Além disso, apenas uma única chapa pode concorrer na eleição. Portanto, Pinto defende que a votação secreta seria mais adequada para a eleição da Mesa Diretora.

INDIGNAÇÃO POPULAR E MUDANÇAS NO REGIMENTO

Recém-diplomado, Douglas Pinto se diz alinhado com a indignação popular em relação à situação do Legislativo ludovicense. Portanto, ele afirma que será a voz da população dentro da Câmara. Além disso, defende mudanças no regimento interno para permitir candidaturas avulsas e votação secreta.

A eleição para a Mesa Diretora da Câmara está prevista para 1º de janeiro de 2025. Dessa forma, o presidente da Câmara tem o poder de definir a pauta de votações e é o segundo na linha sucessória do prefeito. Um grupo de vereadores, então, estuda ingressar com um mandado de segurança no TJ-MA para contestar as regras do regimento interno.

Por fim, caso a Justiça acolha o pedido, a eleição pode ter uma nova dinâmica, com mais de um nome concorrendo ao comando da Casa.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x