ELEIÇÕES 2025

Direita lidera intenções de voto global, exceto Bolívia

Compartilhe
Direita 2025
Em oito dos nove principais países que vão às urnas neste ano, pesquisas eleitorais apontam a liderança de candidatos de Direita.

MUNDO, 04 de fevereiro de 2025 – As eleições presidenciais de 2025 indicam um movimento global de migração política à direita. Em oito dos nove principais países que vão às urnas neste ano, pesquisas eleitorais apontam a liderança de candidatos conservadores, com mudanças ideológicas previstas em cinco dessas nações.

A tendência se estende da América Latina à Europa e Oceania, impulsionada por questões como incertezas econômicas e políticas migratórias mais restritivas.

De acordo com as projeções eleitorais feitas pelo Poder360, Alemanha, Austrália, Noruega, Canadá e Chile apresentam crescimento da direita, impulsionado pela insatisfação com governos atuais de esquerda ou de centro.

Com base na projeção, apenas a Bolívia deve manter um governo de esquerda, enquanto Equador, Polônia e República Tcheca tendem a seguir com administrações conservadoras.

Especialistas apontam que o aumento da imigração tem gerado preocupações em diversas nações, sobretudo em relação à segurança e à integração cultural.

Enquanto governos de esquerda tendem a adotar políticas mais abertas, partidos conservadores se apresentam como alternativa com propostas de restrição migratória e fortalecimento da soberania nacional.

A tendência de avanço da direita também se reflete no G7. Se confirmadas as projeções, cinco dos sete países do grupo poderão ser governados por líderes conservadores, o maior número desde 2011.

Atualmente, apenas a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni (Irmãos da Itália), e o presidente da França, Emmanuel Macron (Renascimento), permanecem no poder.

As eleições na Alemanha e no Canadá ainda não têm desfecho definido, mas pesquisas indicam que candidatos de centro-direita são favoritos nos dois países. Caso o cenário se concretize, a troca de cinco dos sete chefes de governo representaria a maior reconfiguração política do G7 em mais de uma década.

Compartilhe

Leia mais

PGM Hemetério

AGRAVO INTERNO

PGM perde prazo para resposta no STJ sobre Hemetério Weba
PGM Hemetério

AGRAVO INTERNO

PGM perde prazo para resposta no STJ sobre Hemetério Weba

Othelino avaliação

AVALIAÇÃO

Othelino considera voto de Alexandre de Moraes como empate
Othelino avaliação

AVALIAÇÃO

Othelino considera voto de Alexandre de Moraes como empate

PGR Recurso

RECURSO

PGR rejeita pedido de Bolsonaro contra Dino e Zanin
PGR Recurso

RECURSO

PGR rejeita pedido de Bolsonaro contra Dino e Zanin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.