SÃO LUÍS, 7 de janeiro de 2025 – O desfile das escolas de samba de São Luís, em 2025, será realizado após a Quarta-feira de Cinzas, entre os dias 7 e 9 de março, na Passarela do Anel Viário.
A decisão foi anunciada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e atende à sugestão da Liga das Escolas de Samba do Maranhão (Liesma) e da Associação Maranhense de Blocos Tradicionais (AMBC).
Itamilson Lima, presidente da Liesma, destacou que a mudança de data é um pleito antigo, defendido há quase uma década. Segundo ele, a medida fortalece o desfile ao evitar a concorrência com os eventos do Rio de Janeiro, São Paulo e outros grandes shows que acontecem na capital maranhense durante o Carnaval.
Além disso, Lima apontou que outras cidades como Belém, Porto Alegre, Vitória, Macapá e Manaus também adotaram essa estratégia para preservar e valorizar o desfile das escolas de samba.
“Essa alternativa garante o diálogo com os diversos formatos de Carnaval e salvaguarda esse movimento secular que persiste em todo o Brasil”, afirmou o dirigente.
Uma resposta
Mês (Março) ainda de férias, alta temporada e os gestores preferem dá atenção à grupos, cantores de axé etc, do que Preservar nossa cultura, tradições; tristeza para as escolas de samba.
Isso é uma Descaracterização tremenda!