
BRASÍLIA, 17 de março de 2025 – O site Mapa da Anistia, lançado recentemente, monitora o posicionamento dos deputados federais em relação ao Projeto de Lei da Anistia, que propõe a absolvição dos presos do 8 de janeiro. Entre os deputados do Maranhão, a maioria se declara neutra, enquanto alguns apoiam ou rejeitam a proposta.
Dos 18 parlamentares maranhenses, de acordo com a plataforma, cinco se posicionaram a favor da anistia: Detinha (PL), Josimar de Maranhãozinho (PL), Aluísio Mendes (PSC), Júnior Lourenço (PL) e Pastor Gil (PL). Já Márcio Jerry (PCdoB) e Rubens Júnior (PT) são contra.
Os demais, incluindo Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), Ivan Junior (União Brasil), Allan Garcês (PP), Marreca Filho (Patriota), Duarte Júnior (PSB), Amanda Gentil (PP), Hildo Rocha (MDB), Fábio Macedo (Podemos), Josivaldo JP (PSD), Cléber Verde (Republicanos) e Márcio Honaiser (PDT), mantêm-se neutros.
PANORAMA NACIONAL
Até este sábado (15), o Mapa da Anistia registrava 123 votos favoráveis e 90 contrários, com 298 parlamentares neutros. Para ser aprovado, o projeto precisa de 257 votos na Câmara.
A base do Partido Liberal (PL), com 91 deputados, é a principal defensora da proposta, enquanto a oposição, liderada pelo PT, concentra a maioria dos votos contrários.
A base aliada do governo Lula expressou preocupação com o crescimento do apoio à anistia. Por outro lado, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro buscam ampliar o número de adeptos, com a meta de alcançar 280 votos. Reuniões com líderes partidários, como Marcos Pereira (Republicanos), têm sido realizadas para consolidar o apoio.
Neste domingo (16), inclusive, Bolsonaro e outras lideranças de direita participaram de um ato em Copacabana, no Rio de Janeiro, em defesa da anistia.