
MARANHÃO, 25 de março de 2025 – Durante pequeno e grande expediente na Assembleia Legislativa desta terça (25), o deputado Wellington do Curso apresentou relatório detalhado sobre as más condições de escolas estaduais no Maranhão.
Durante fiscalizações em 18 municípios, ele constatou prédios deteriorados, falta de professores e alunos transferidos para aulas remotas ou noturnas. As visitas fazem parte do projeto “De Olho nas Escolas”, que monitora a educação no estado.
Em Zé Doca, o Centro de Ensino Francisco de Assis (Bandeirantes) apresenta paredes desabadas e três salas inutilizadas. Cerca de 700 alunos foram transferidos para aulas remotas ou noturnas, incluindo adolescentes de 13 a 16 anos.
O parlamentar sugeriu como solução temporária o uso do IEMA local, inaugurado em 2022 mas ainda não funcionando.
Em outras cidades, a situação se repete: em Açailândia, três escolas estão em reforma há dois anos; em Cachoeira Grande, as aulas ocorrem em loja alugada; e em Pio XII, estudantes frequentam colégio com banheiros inutilizáveis. O deputado relatou ainda falta crônica de professores de disciplinas básicas como matemática e português.
Wellington do Curso encaminhou relatório à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). O documento pede reformas urgentes, concurso para novos professores e aproveitamento de estruturas ociosas, como o IEMA de Zé Doca.
“Já são 18 escolas que o professor e Deputado Wellington tem fiscalizado. Vou apresentar um relatório com fotos, vídeos e das solicitações de reforma, manutenção, construção e alguns prédios, falta de professores de matemática, de português, de química, de física e biologia. Os contratos temporários e os seletivos para professor, realização de um novo concurso público, vou levar esta pauta para a Comissão de Educação da Assembleia”, afirmou.
O parlamentar destacou que continuará visitando escolas, com agenda prevista para Pindaré, Nina Rodrigues e Água Doce do Maranhão.