
MARANHÃO, 10 de fevereiro de 2026 – A defensora pública Cristiane Marques foi eleita para o cargo de defensora pública-geral do Maranhão para o período de 2026 a 2028. O pleito aconteceu nesta semana, de forma eletrônica e segura, em votação organizada pela própria Defensoria Pública do Estado (DPE/MA).
Em chapa única, a atual 1ª subdefensora-geral obteve 178 votos válidos da categoria. O resultado será homologado e encaminhado ao governador Carlos Brandão para a nomeação formal.
Cristiane Marques atua na defensoria pública maranhense desde 2012, acumulando experiência em diversos núcleos e comissões institucionais.
Natural do Piauí, Cristiane Marques é mestre em Direito pela UFMA e foi uma das idealizadoras da Política de Valorização da Maternidade da DPE/MA. Ela também é titular do Núcleo da Mulher e criou o projeto cidadão “Te Alui, Mulher”, premiado em 2024.
Entre as honrarias, a nova defensora pública-geral eleita foi uma das vencedoras do programa “Servindo o Brasil” na Brazil Conference de Harvard e MIT. Além disso, ela integrou um programa de liderança feminina da Universidade Columbia e venceu o Prêmio de Inovação J.Ex 2025 na categoria Liderança Exponencial.
Anteriormente, Cristiane também ocupou o cargo de diretora da Escola Superior da DPE/MA, onde priorizou debates sobre gênero e questões étnico-raciais. A defensora ainda atuou no Núcleo de Moradia e na comissão estadual de combate à violência no campo.







