HOMICÍDIOS

Crimes e mortes políticas ameaçam democracia em ano eleitoral

Compartilhe
HOMICÍDIOS
Atentados e investidas criminosas em diversas frentes comprometem cenário eleitoral e minam o processo democrático no país.

BRASIL, 31 de julho de 2024 – Em 2020, durante o ultimo pleito eleitoral municipal no Brasil, houve um aumento expressivo na violência política, com uma alta de 196% nas ocorrências de assassinatos e atentados nas primeiras semanas do calendário oficial daquele pleito. Ao menos 45 casos foram contabilizados como violência política, incluindo assassinatos, agressões, atentados e ofensas.

Os dados, do relatório “Violência Política e Eleitoral no Brasil”, produzido pela iniciativa Terra de Direitos e Justiça Global, dizem que foram registrados 13 assassinatos e 14 atentados entre 1º de janeiro e 1º de setembro de 2020. Já entre 2 de setembro e 29 de novembro, foram contabilizados 14 assassinatos e 66 atentados contra candidatos e candidatas a prefeituras e câmaras de vereadores de diversas siglas partidárias.

Esses números colidem com uma projeção feita pelo jornal O Estado de São Paulo, que apontou cerca de 76 assassinatos políticos em 2020. Os Estados com mais casos de mortes políticas foram Rio de Janeiro (26 casos), Pará (8), São Paulo (6) e Alagoas (5).

O relatório “Violência Política e Eleitoral no Brasil” também mostrou que entre os partidos houve registro de dois óbitos no PTB, no PP e no DEM. Patriota, MDB, PL, PT, PSC, Solidariedade e PTC tiveram um caso cada. Entre as vítimas dos mais de 60 atentados estavam 59 candidatos e 7 candidatas das legendas PL, Cidadania, PDT, PSDB, Podemos, DEM, Republicanos, MDB, PSL, PT, PSC, PSB e PSD.

Durante as eleições municipais, a segurança dos políticos é garantida por esquemas policiais estratégicos em cada região. A Polícia Federal é responsável por investigar e combater crimes eleitorais de maior gravidade, especialmente aqueles envolvendo candidatos ou partidos.

As Polícias Civil e Militar atuam na proteção de candidatos e eleitores. A presença de agentes pode ser solicitada por partidos políticos e lideranças. Em algumas cidades, a Guarda Municipal também colabora com as forças estaduais e federais.

Mais informações em Conexão Política.com

Compartilhe

Leia mais

Ações Maranhão

MARANHÃO

STF inicia recesso sem decidir ações pendentes sobre o MA
Ações Maranhão

MARANHÃO

STF inicia recesso sem decidir ações pendentes sobre o MA

BNDES despesas

DESPESAS

BNDES sextuplica gastos com publicidade em 2024
BNDES despesas

DESPESAS

BNDES sextuplica gastos com publicidade em 2024

Prefeita Decisão

DECISÃO

Desembargadora nega retorno de prefeita de Araioses
Prefeita Decisão

DECISÃO

Desembargadora nega retorno de prefeita de Araioses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.