8 DE JANEIRO

CPMI aprova mais de 200 requerimentos e vai ouvir 35 pessoas

Compartilhe
Design sem nome 2023 06 13T171252.585
Foram rejeitados os que pediam acesso às imagens de do circuito interno do Ministério da Justiça e acesso às imagens do Itamaraty.

BRASÍLIA, 13 de junho de 2023 – Nesta terça (13), a CPMI do 8 de janeiro aprovou os primeiros 223 requerimentos, incluindo pedidos de informações e audiências com testemunhas envolvidas nas ações que ocorreram após o segundo turno das eleições de 2022. Destes, 35 são destinados a ouvir pessoas na condição de testemunhas.

Entre as audiências aprovadas estão as de Braga Netto, ex-ministro da Defesa do governo Bolsonaro, Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e que ocupava a Secretaria de Segurança do Distrito Federal em 8 de janeiro, o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, além de Jorge Eduardo Naime Barreto, coronel responsável pelo Departamento Operacional da PM-DF.

A relatora da Comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), sugeriu que as primeiras audiências iniciem na próxima semana, começando por Anderson Torres e Mauro Cid. “Vejo que esses dois nomes têm uma relação direta com os acontecimentos que ocorreram após as eleições, a partir de 30 de outubro até 8 de janeiro. Ambos desempenharam papéis fundamentais, e acredito que devemos começar com eles.”

Dos 39 nomes propostos para serem ouvidos pela CPMI, quatro não foram aprovados na sessão: Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI do governo atual; Ricardo Cappelli, interventor da segurança pública do DF após os eventos de 8 de janeiro; Saulo Moura Cunha, ex-diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nomeado pelo governo atual; e Flávio Dino, atual Ministro da Justiça e Segurança Pública.

Também foram rejeitados os requerimentos que solicitavam acesso às imagens de “todas as câmeras do circuito interno do Ministério da Justiça e Segurança Pública”. Outra solicitação era para ter acesso às imagens do Itamaraty. Na oportunidade, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) mencionou que vários requerimentos da oposição foram aprovados pela maioria.

“Votamos a favor de quatro requerimentos do deputado Marco Feliciano. Ele agora faz parte da base do governo? Não. Votamos a favor de quatro requerimentos do deputado Nikolas Ferreira. Não há essa história de que o governo está rejeitando todos os requerimentos da oposição”, argumentou.

Compartilhe

Leia mais

SUSPEITAS

Prefeitura de Açailândia investigada após denúncia em licitação

SUSPEITAS

Prefeitura de Açailândia investigada após denúncia em licitação

ESTIAGEM

Seca faz Maranhão declarar emergência em 4 cidades

ESTIAGEM

Seca faz Maranhão declarar emergência em 4 cidades

INTERVENÇÃO

MP recomenda suspensão de concurso público em Pedreiras

INTERVENÇÃO

MP recomenda suspensão de concurso público em Pedreiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.