O Partido Republicano, favorável à manutenção da atual Constituição chilena, venceu as eleições constituintes com 35,6% dos votos e pelo menos os 20 vereadores necessários para ter poder de veto no órgão constitucional, neste domingo (7).
O resultado foi uma grande derrota para o presidente de esquerda do Chile, Gabriel Boric, com a votação também amplamente vista como um referendo sobre seu governo, que hoje em dia, tem um índice de aprovação de aproximadamente 30%.
Com 91% das seções eleitorais, o Partido Republicano, comandado por José Antonio Kast, que perdeu o segundo turno presidencial para Boric em 2021, liderou com 35% dos votos. O Partido Republicano faz oposição à alteração da constituição imposta pela ditadura do general Augusto Pinochet.
Uma coalizão de partidos de esquerda aliados a Boric, Unity for Chile ficou em segundo lugar com 28% dos votos. Uma aliança de centro-direita, Safe Chile, ficou em terceiro lugar com 21%. Os votos nulos ou em branco representaram 21% do total.