
BRASÍLIA, 18 de junho de 2025 – O Congresso Nacional instalou nesta terça-feira (17) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar os descontos indevidos aplicados em benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O requerimento de criação foi lido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), em sessão no fim da tarde.
A iniciativa partiu da oposição, após revelações de fraudes que, segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), começaram a ocorrer em 2019. O valor estimado dos prejuízos pode chegar a R$ 6 bilhões. O INSS informou que mais de 3 milhões de aposentados e pensionistas afirmam não ter autorizado qualquer desconto associativo nos benefícios.
Com a instalação da comissão, os líderes partidários devem agora indicar os membros conforme a proporcionalidade das bancadas no Congresso. A CPMI reunirá deputados e senadores e terá poderes de investigação para apurar responsabilidades e propor soluções.
Enquanto isso, operações da Polícia Federal seguem em andamento. Nesta terça, duas pessoas foram presas em Sergipe e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos no estado, como parte das ações para recuperar ativos e aprofundar as apurações sobre os mecanismos utilizados nas fraudes.
Paralelamente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, marcou para a próxima semana uma audiência de conciliação para tratar das medidas propostas pelo governo Lula com o objetivo de ressarcir os beneficiários prejudicados. Uma das solicitações em análise é a suspensão dos processos judiciais que responsabilizam o INSS e a União pelos descontos realizados.
Por: Conexão Política