CORRUPÇÃO

Condenado ex-chefe da Câmara de Zé Doca por desvio de verbas

Compartilhe
câmara condenado
A Justiça Federal condenou ex-presidente da Câmara de Zé Doca, por não repassar ao INSS as contribuições previdenciárias de servidores entre 2009 e 2012.

ZÉ DOCA, 28 de maio de 2025 – A Justiça Federal condenou José Feitosa da Silva, ex-presidente da Câmara Municipal de Zé Doca (MA), por não repassar ao INSS as contribuições previdenciárias de servidores entre 2009 e 2012. A decisão, que ainda cabe recurso, também inclui a suspensão de seus direitos políticos por 12 anos e o pagamento de multa civil.

O Ministério Público Federal (MPF) assumiu o caso em 2018 após uma ação civil movida pela Câmara em 2014. As investigações comprovaram que Feitosa reteve os valores descontados dos salários de vereadores e funcionários, causando um prejuízo de R$ 132.276,93 aos cofres públicos.

Documentos como autos de infração e relatórios da Receita Federal confirmaram o débito.

Além do ressarcimento, a sentença proíbe o ex-gestor de contratar com o poder público ou obter benefícios fiscais por 12 anos, mesmo como sócio de empresas. O valor da multa sofrerá atualização monetária, e Feitosa ainda arcará com custas processuais e honorários advocatícios equivalentes a 10% da condenação.

A Receita Federal identificou a irregularidade em 2013, durante um procedimento administrativo. Entre as provas apresentadas no processo estão comprovantes de parcelamento da dívida e documentos oficiais dos vereadores, como diplomas e termos de posse.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x