NOTAS

Coluna Upload 03/02/2023

Compartilhe
Lula festeja o bolsonarismo, Eliziane finge mandar no PSD, Flávio Dino finge que não manda no PSD, Braide em maus lençóis e a democracia agoniza no Maranhão.

SE BEBER, NÃO CASE! – Após chutar a porta da República com denúncias sobre um golpe e ameaça de renúncia, Marcos do Val tem mudado suas versões sobre o golpe infantil armado contra o ministro Alexandre de Moraes.

Golpe que, em si, existindo ou não, já deve ter sido criação de uma mente alcoolizada. Toda a estratégia contava única e exclusivamente com um apagão mental do ministro durante uma conversa com Do Val.

Depois dos resultados nefastos da tal live, é bom que o parlamentar ande com um bafômetro no bolso e o use todas as vezes antes de falar em público.

A ARTE DA TRAPAÇA – O ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, conseguiu uma proeza: juntar no mesmo partido o ex-deputado federal Edilázio Jr, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, os deputados estaduais Fernando Braide e Mical Damasceno, o deputado federal Josivaldo JP, a senadora Eliziane Gama e o ministro da Justiça, Flávio Dino. Por pouco também não tinha o deputado federal Aluísio Mendes.

Até o ano passado a legenda era comanda no estado por Edilázio Jr. Após o resultado da eleição e com a derrota de Edilázio, o partido foi oferecido a Aluisio Mendes, que declinou do convite e preferiu o Republicanos. Poucos dias depois, filiou-se o prefeito Eduardo Braide. Mais recentemente o deputado Fernando Braide e a senadora Eliziane Gama.

Só que nesse “vem e vem” de filiações, o comando do PSD no estado deverá ser do ministro da Justiça, Flávio Dino. Foi ele quem articulou a filiação de Gama e fez questão de deixar claro que a senadora irá cumprir papel figurativo em um eventual comando.

A foto da filiação de Gama junto a Kassab, mediada por Dino, foi apenas a certidão de posse.

PSICOSE –Após jogar fora quase todo o capital político conquistado nos últimos quatro anos com a ação animalesca do 8 de janeiro, o bolsonarismo repetiu a mesma patacoada após a eleição do Senado. Caça às bruxas, ataques mútuos, sabotagem e aa tradicional lavagem de roupa suja nas redes sociais.

Nenhum presidente em toda a história do Brasil iniciou seu mandato sofrendo oposição de 32 senadores. A vitória eleitoral de Pacheco foi uma derrota política retumbante de Lula, que mesmo jogando pesado ganhou por margem baixa.

Bastam 27 assinaturas para abertura de CPI na Casa. Após a intervenção do ministro Barroso em 2021 que obrigou Pacheco a abrir a CPI da Covid, foi criada a jurisdição que deveria atrapalhar muito o governo petista. A vitória política foi de Marinho e poderia atrapalhar muito Lula. Poderia…

Ocorre que o Bolsonarismo não sabe distinguir resultado eleitoral de resultado político porque sofre de psicose por resultado eleitoral. Após o 30 de outubro, afirmava que o mundo iria explodir após a vitória de Lula. O mundo não explodiu. Após a reeleição de Pacheco, agora bolsonaristas acreditam que a galáxia será tragada por algum buraco negro. Não vai.

E com suas barbeiragens vão asfaltando o caminho para Lula.

ANTES SÓ QUE MAL ACOMPANHADO – Caso não queria virar um novo Lahesio Bonfim e passar as últimas semanas que antecedem o calendário eleitoral trocando de partido loucamente, o prefeito Eduardo Braide precisa deixar o PSD imediatamente junto do irmão. Esperar é perder um tempo que Braide não dispõe.

TRÊS AMIGOS! – Além de Braide e do irmão, também é improvável que a deputada Mical Damasceno permaneça na legenda. Juntos é possível que consigam algo além de uma legenda nanica.

TODO MUNDO QUASE MORTO – Pela primeira vez em sua história um governador não terá oposição na Assembleia Legislativa. Em tempos que o ministro da Justiça costuma falar tanto em democracia, é surpreendente que o maior legado de sua gestão seja a hegemonia política e a extinção da oposição.

Nem José Sarney, em seus áureos tempos de poder, flertou com o extermínio e/ou assimilação da oposição.

Em um ambiente democrático saudável, até uma oposição doente é melhor do que nenhuma oposição.  

Compartilhe

Leia mais

Levantamento maranhão

LEVANTAMENTO

Uso de agrotóxicos no Maranhão chega a quase 200% em 10 anos
Levantamento maranhão

LEVANTAMENTO

Uso de agrotóxicos no Maranhão chega a quase 200% em 10 anos

Risco economia

ECONOMIA

Economista do Bradesco alerta para risco de recessão em 2025
Risco economia

ECONOMIA

Economista do Bradesco alerta para risco de recessão em 2025

PL comercialização

COMERCIALIZAÇÃO

PGR denuncia venda de emendas por três deputados do PL
PL comercialização

COMERCIALIZAÇÃO

PGR denuncia venda de emendas por três deputados do PL

Uma resposta

  1. Gostei ???? comentários sarcástico, kkk visão além do alcance, esses amadores têm que ler mais a coluna Upload do Linhares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.