LEVANTAMENTO
CNJ aponta que 1 a cada 3 presídios não têm bibliotecas
Por linharesjr.com.br • 30/10/2023
Compartilhe
CNJ presídios
Pesquisa feita em 1.347 prisões estaduais aponta que, 30,4% não têm bibliotecas ou espaços de leitura e 26,3% não tem atividades educacionais

BRASIL, 30 de outubro de 2023 – Um levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que cerca de 30% dos presídios no Brasil não contam com bibliotecas, o que afeta diretamente o acesso à leitura e a realização de atividades educativas para a população carcerária.

O estudo, parte do Censo Nacional de Práticas de Leitura no Sistema Prisional, aponta ainda a ausência de critérios claros para acesso aos livros, revelando restrições de acesso e falta de inclusão para pessoas com deficiência e analfabetas.

De acordo com a coordenadora geral da pesquisa, Christiane Russomano Freire, a ausência de bibliotecas nos presídios é uma questão crítica que afeta diretamente as iniciativas de leitura e educação.

O trabalho, realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), analisou a estrutura e as condições de acesso à leitura em unidades prisionais em todos os estados brasileiros e contou com a participação de coordenadores regionais e pesquisadores de campo em todo o país.

Continue lendo

Compartilhe
27/04/2024
EXCLUSIVO
Detalhes inéditos da agressão do professor do IFMA contra estudante
27/04/2024
INADIMPLENTE
MP pressiona gestão Eduardo Braide por pagamentos a entidades
27/04/2024
AÇÃO
Solidariedade contesta no STF aumento de ICMS no Maranhão

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda