OPERAÇÃO

Cinco pessoas são resgatadas após naufrágio em Panaquatira

Compartilhe
Naufrágio CTA
O grupo, constituído por uma mulher, seu filho e três amigos, tinha saído para uma pescaria quando a embarcação colidiu com um obstáculo.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, 27 de agosto de 2023 – Cinco indivíduos foram resgatados no começo da tarde deste domingo (27) pelo Centro Tático Aéreo (CTA) após o barco em que estavam naufragar na Baía de Curupu, próximo à Praia de Panaquatira, em Ribamar.

O grupo, constituído por uma mulher, seu filho e três amigos, tinha saído para uma pescaria quando a embarcação colidiu com um obstáculo, levando à sua virada. A operação de resgate foi executada pela equipe Charlie do Centro Tático Aéreo (a bordo da aeronave Águia 06), em colaboração com o Corpo de Bombeiros. As vítimas estavam a mais de 15 km da costa, em alto-mar, quando foram localizadas pela aeronave.

A equipe, liderada pelos pilotos delegado Raphael Souza e capitão Leonardo Mendonça, foi acionada pelo Centro Integrado de Informações de Segurança (Ciops) por volta do meio-dia. Imediatamente, a aeronave do CTA foi direcionada para a área e iniciou o resgate. Também participaram da operação o primeiro tenente Paulo Victor Silva, o terceiro sargento Davi Guilherme Costa Mota e o terceiro sargento Evandro Jorge Sousa.

Conforme relatado pelo piloto Raphael Souza, antes da chegada do socorro, o grupo improvisou uma balsa utilizando pedaços de madeira e isopor dos destroços da embarcação. Posteriormente, as cinco vítimas conseguiram se aproximar de uma caixa d’água utilizada para guardar iscas, onde aguardaram o auxílio.

“Assim que fomos acionados pelo Ciops, decolamos imediatamente e iniciamos a busca na área indicada. Conseguimos estabelecer contato direto com uma das vítimas, que nos auxiliou a localizar o ponto exato onde o grupo estava. Eles se mantiveram dentro de uma caixa d’água, sendo levados pela corrente marítima. Graças a Deus, todos foram resgatados com vida”, informou o líder da operação, delegado Rafael.

Um socorrista do Corpo de Bombeiros foi lançado ao mar e, com a ajuda de um puçá (rede), as vítimas foram retiradas da água e levadas para a praia, onde as equipes de resgate dos Bombeiros prestaram atendimento inicial.

Uma das vítimas e a única mulher do grupo, Andréia Fernanda Correia Tenório, revelou que não sabia nadar. Ela expressou sua gratidão emocionada pela ação da equipe do CTA.

“Já estávamos muito distantes da praia quando fomos encontrados pela equipe do CTA. Se não fosse pelo trabalho deles, não estaríamos aqui. Graças a eles, poderei ver meus netos crescerem”, agradeceu Andréia.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x