SÃO LUÍS, 30 de agosto de 2024 – Cinco candidatos a vereador de São Luís, com pedidos de registro de candidatura formalizados junto à Justiça Eleitoral, já estão fora da disputa. Três destes renunciaram às suas respectivas candidaturas.
Outros dois aparecem com os seus pedidos de registro de candidatura ‘cancelados’. Isto ocorre, segundo a Justiça Eleitoral, quando o partido político cancela o pedido do filiado. O sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresenta os dados por ordem alfabética.
O primeiro candidato que já aparece na consulta pública como ‘inapto’ para a disputa é Anibal Lins, do Avante. Anibal renunciou a sua candidatura. Logo em seguida aparece Creuzamar (PT). Ela renunciou a sua candidatura para vereadora, em troca da disputa na condição de candidata a vice-prefeita na chapa de Duarte (PSB).
O pedido de registro de candidatura para concorrer a vice ainda aguarda julgamento da Justiça Eleitoral.
INAPTO
Outra candidatura que aparece como inapta no sistema Divulgacand é a de Josué Amorim (PT). Ele teve o seu pedido de registro cancelado pelo partido político.
Mingos Salazar, também do PT, é outro que aparece com o registro cancelado junto à Justiça Eleitoral, ocasião em que o partido é quem retira o nome do filiado da disputa. E por último, Silvino Abreu (Avante), renunciou a sua candidatura.
Não há no sistema da Justiça Eleitoral, o motivo de renúncia ou de cancelamento de registro de candidatura.