DECLÍNIO

China pode ter sua população reduzida pela metade até 2100

Compartilhe
China população
China pode perder metade de sua população nas próximas décadas. Declínio populacional continua em 2025, e medidas do governo tentam reverter a situação.

BRASIL, 05 de março de 2025 – A China corre o risco de ver sua população encolher a menos da metade até o final deste século. Em 2025, o país entra no terceiro ano consecutivo de declínio populacional. Para tentar reverter essa tendência, o governo chinês anunciou medidas para incentivar o aumento da natalidade.

O primeiro-ministro Li Qiang, em um pronunciamento nesta semana, informou que o governo oferecerá subsídios às famílias e desenvolverá serviços de cuidados infantis e educação infantil. O objetivo é estimular os casais a terem mais filhos.

HISTÓRICO DE POLÍTICAS POPULACIONAIS

Até recentemente, a China tentava controlar seu crescimento populacional. Entre 1980 e 2015, vigorou a política do filho único, que limitava os casais a um filho. Essa restrição foi gradualmente relaxada: em 2015, famílias rurais ganharam permissão para ter um segundo filho; em 2016, a regra foi expandida para todas as famílias urbanas.

Em 2021, a China passou a permitir até três filhos por casal. Apesar disso, a taxa de natalidade continuou a cair.

A PERDA DO TÍTULO DE PAÍS MAIS POPULOSO

Em 2023, a China perdeu o título de país mais populoso do mundo para a Índia, segundo projeções da ONU. O declínio da população começou em 2022, após 61 anos consecutivos de crescimento.

O número de habitantes da China, que atualmente é de 1,4 bilhão, pode cair para menos de 700 milhões até 2100, de acordo com as estimativas da Organização das Nações Unidas.

A primeira queda no número de habitantes foi registrada em 1961, após políticas de industrialização fracassadas, que levaram o país a um período de fome.

No entanto, essa tendência de declínio foi revertida rapidamente, o que não se espera para os próximos anos.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x