CORRUPÇÃO NA PANDEMIA

CGU pune empresas do MA por fraudes em testes de Covid-19

Compartilhe
CGU FRAUDE
CGU aplica multas e declara inidoneidade de empresas envolvidas em irregularidades na compra de testes rápidos de Covid-19 pela Prefeitura de Pinheiro.

PINHEIRO, 27 de outubro de 2025 – A Controladoria-Geral da União (CGU) puniu as empresas Dimensão Distribuidora de Medicamentos Ltda. e AP Sousa Filho Ltda. por fraudes em licitação da Prefeitura de Pinheiro (MA) para aquisição de seis mil testes rápidos de Covid-19.

As irregularidades ocorreram durante o período de emergência sanitária e foram descobertas no âmbito de investigações sobre contratações públicas realizadas durante a pandemia.

As empresas direcionaram o processo licitatório e simularam a entrega dos produtos. De acordo com a apuração da CGU, apenas quatro mil testes foram parcialmente mascarados como recebidos, enquanto os demais não chegaram a ser entregues.

O esquema resultou em prejuízo aos cofres públicos e violação das normas de transparência e legalidade nas contratações emergenciais.

A Dimensão Distribuidora recebeu multa de R$ 2,6 milhões e foi declarada inidônea para participar de licitações e contratar com o poder público. A empresa também deve divulgar a decisão por 45 dias em meios de comunicação oficiais.

Já a AP Sousa Filho foi multada em R$ 6 mil e igualmente declarada inidônea, com os efeitos da decisão estendidos aos seus sócios após a desconsideração da personalidade jurídica.

As sanções fazem parte de uma série de processos administrativos julgados pela CGU no contexto das operações Estoque Zero, Assepsia, Rota BR 090 e Zig-Zag.

Essas ações investigam fraudes em contratações públicas realizadas durante a pandemia de Covid-19 e em contratos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), especialmente em Minas Gerais.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x