SESSÕES

Câmara tem menor número de sessões deliberativas desde 1992

Compartilhe
Câmara sessões
A Câmara dos Deputados registra em 2024 o menor número de sessões deliberativas em 32 anos, isto é, desde 1992, com 67 sessões realizadas até agora.

BRASÍLIA, 13 de novembro de 2024 – A Câmara dos Deputados registra em 2024 o menor número de sessões deliberativas em 32 anos, com 67 sessões realizadas até agora.

Para superar o total de 88 sessões de 2020, seriam necessárias quatro sessões semanais até o fim do ano, mas lideranças argumentam que o ritmo das votações não foi comprometido, justificando a baixa frequência pela dedicação dos deputados às eleições municipais de outubro.

Líderes partidários afirmam que a diminuição das sessões se deve ao foco dos parlamentares nas campanhas eleitorais. O deputado Afonso Motta (PDT-RS) destacou que o envolvimento político dos congressistas nas eleições impactou a frequência das sessões, o que consideram um reflexo direto das demandas do período eleitoral.

No Senado, a situação é semelhante, com 2024 figurando como o terceiro pior ano em número de sessões em eleições municipais desde 1996, superando apenas 2020 e 2004. Até o momento, a presidência da Câmara e do Senado não se manifestaram sobre o número reduzido de reuniões.

Apesar do menor número de sessões, a Câmara aprovou 595 projetos em 2024, número bem superior aos 188 de 2020 e 259 de 2016, segundo defensores da votação remota. Esse modelo permite acelerar a agenda, com temas consensuais pautados entre terças e quartas.

Contudo, o professor Cláudio André, da Unilab, criticou o método, apontando que a agilidade compromete o debate democrático.

Além do recesso de meio de ano, condicionado à aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Câmara ainda concedeu outras folgas ao longo de 2024. Em abril, foram realizadas apenas seis sessões devido à interrupção para troca partidária e ao feriado do Dia do Trabalho.

As atividades foram reduzidas novamente em agosto e setembro, mês em que apenas cinco sessões ocorreram.

Compartilhe

Leia mais

INTERVENÇÃO

MP recomenda suspensão de concurso público em Pedreiras

INTERVENÇÃO

MP recomenda suspensão de concurso público em Pedreiras

RESGATE

Seis corpos encontrados após queda de ponte entre MA e TO

RESGATE

Seis corpos encontrados após queda de ponte entre MA e TO

CAOS TOTAL

Câmara de São Luís não paga 13º de parte dos funcionários

CAOS TOTAL

Câmara de São Luís não paga 13º de parte dos funcionários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.