MARANHÃO, 18 de junho de 2024 – O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou a criação da Secretaria Adjunta de Educação dos Povos Indígenas. A Medida Provisória foi encaminhada à Assembleia Legislativa.
“Enviei à Assembleia Legislativa do Maranhão a MP que cria a Secretaria Adjunta de Educação dos Povos Indígenas. Esta é uma conquista aguardada por muitos anos, que vai fortalecer o projeto educacional nas comunidades tradicionais, incluindo a formação de professores, construção de escolas e a primeira universidade em território indígena”, afirmou Brandão.
Além disso, o governador destacou que a escolha do titular da nova secretaria será feita pelos próprios indígenas, garantindo autonomia na decisão.
“A escolha do secretário-adjunto será feita pelos próprios indígenas, dando total autonomia para que possamos avançar em políticas afirmativas, oportunidades e inclusão!”, finalizou.
A Secretaria Adjunta de Educação dos Povos Indígenas deverá focar em projetos que contemplem a formação de professores indígenas, a construção de infraestrutura educacional adequada e a implementação da primeira universidade em território indígena.