Câmara de Vereadores

Braide é o maior interessado na reeleição de Paulo Victor

Compartilhe
Saiba por que a reeleição de Paulo Victor para a presidência da Câmara de Vereadores é uma excelente notícia para Eduardo Braide

SÃO LUÍS, 8 de setembro de 2024 – Passada a vitória esmagadora de Eduardo Braide (PSD) nas eleições do dia 6, a Câmara de Vereadores inicia as discussões sobre a eleição que deve definir a configuração da nova mesa diretora. Atual presidente, Paulo Victor (PSB), articula a reeleição. Pelo desempenho desastroso de sua gestão, não é custoso entender por que Braide deve ser o maior interessado na continuidade do ambiente que lhe foi tão propício.

Como presidente da Câmara, Paulo Victor acumula fracassos. Falhou em fazer oposição a Braide, afundou a candidatura de oito de seus aliados aos cargos, fracassou no suporte à candidatura de Duarte Jr, comandou a pior fase da Câmara em toda sua história, acumulou desafetos, envolveu-se em escândalos de corrupção, não conseguiu defender a imagem do Governo Carlos Brandão na capital e não conseguiu ser o “espocador de urnas” das eleições.

A verdade incontestável é que Braide venceu absolutamente todos os embates contra Paulo Victor. Nenhuma das vitórias foi simples ou apertada. Sempre que tentou confrontar o prefeito, Paulo Victor acabou o confronto humilhado.

A certeza de um adversário fraco, em determinadas ocasiões, é mais bem-vinda do que a incerteza de caminhos ainda não trilhados.

Braide foi o primeiro prefeito de São Luís a dar de ombros à Câmara de Vereadores e tripudiar do presidente do Legislativo. Resultado? Ele foi um dos prefeitos mais votados da história e seu mandato foi tranquilo, sem ser afetado por sua audácia. 

Neste aspecto, a reeleição de Paulo Victor não deixa de ser uma boa notícia para o prefeito que começa a olhar para o lado esquerdo da Prefeitura e preparar o plano para sair do Palácio de La Ravardiere e levar suas coisas para o Palácio dos leões.

Neste percurso difícil, a facilidade de ter Paulo Victor como presidente da Câmara seria algo até desejável. 

A reeleição interessa a Paulo Victor e Braide. Mas, quem então perderia com sua reeleição? Resposta simples: o governador Carlos Brandão (PSB) e seu grupo.

O avanço de Braide, que mal terminou a eleição e já anunciou 100 obras ainda até o fim de 2024, deveria ser observado com mais atenção pelos governistas. Deixar Braide solto (aos cuidados de Paulo Victor) foi um erro. Manter o erro é mais errado ainda.

Caso tenha pretensões de fazer o sucessor em 2024 e não correr riscos, é imperativo criar trincheiras em São Luís. E, decerto, ter Paulo Victor como general destas trincheiras é garantir a Braide 80% nas eleições de 2026 na Ilha e correr o risco de ver essa popularidade “viralizar” pelo estado e atrapalhar planos. 

Até mesmo a eleição de Duarte Jr (PSB), candidato do governo, foi atrapalhada por Paulo Victor. Caso o governo tivesse abraçado a candidatura do deputado logo e não se deixasse levar pela indecisão, como aconteceu em 2020, quem sabe o desempenho teria sido melhor.

A recondução de Paulo Victor a um cargo tão estratégico é um erro do governo e uma vitória de Braide. Quem duvidar, que pergunte a Pavão Filho, Álvaro Pires, Ribeiro Neto, Silvana Noely, Professor Sá Marques, Marcial Lima e Umbelino Júnior (todos os vereadores que perderam os mandatos por seguirem Paulo Victor e entrarem na chapa da morte) os méritos dele, enquanto líder e articulador.

Compartilhe

Leia mais

OPINIÃO

Sem anistia! Fim da anistia! 

OPINIÃO

Sem anistia! Fim da anistia! 

OPINIÃO

Vaidade de Othelino gritou tão alto que acordou Felipe Camarão

OPINIÃO

Vaidade de Othelino gritou tão alto que acordou Felipe Camarão

Opinião 

As provas nos provaram que as provas não provam nada

Opinião 

As provas nos provaram que as provas não provam nada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.