BRASÍLIA, 17 de maio de 2024 – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi liberado do hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na manhã desta sexta (17), após um período de 12 dias de internação devido a uma infecção bacteriana. A notícia de sua alta e retorno a Brasília foi anunciada por Bolsonaro em suas redes sociais.
“Saindo do Vila Nova Star. 17 de maio, 06h00. Rumo a Brasília. Em uma semana tudo normal”, publicou.
Bolsonaro inicialmente procurou atendimento médico em Manaus (AM) no dia 4 de maio, onde foi liberado no mesmo dia. No entanto, a gravidade de sua condição o levou a ser internado novamente na capital amazonense no dia seguinte.
Em 5 de maio, ele foi transferido para o hospital em São Paulo para continuar o tratamento especializado.
Durante sua internação, Bolsonaro teve que cancelar sua agenda e adiar eventos políticos importantes. Ele estava em Manaus para participar de um encontro do PL Mulher, liderado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
A condição de Bolsonaro foi diagnosticada como erisipela, uma infecção cutânea causada por bactérias que pode se espalhar pelo corpo através dos vasos linfáticos. A erisipela pode provocar inchaço, coceira, bolhas e, em casos graves, necrose da pele.
O tratamento da infecção geralmente envolve o uso de antibióticos para reduzir o inchaço e eliminar a bactéria responsável.