O governador do Maranhão, Flávio Dino, divulgou a possibilidade de retorno das aulas presenciais nas escolas do Maranhão a partir do próximo mês. O anúncio ocorreu em participação de audiência da Comissão Temporária da Covid-19, na segunda-feira (10). A previsão de retomada pode acontecer conforme imunização dos profissionais de educação.
“Consideramos que é vital a retomada das aulas presenciais. Por isso, nós tomamos estas providências: um robusto programa de educação não presencial no ensino médio na rede estadual e, ao mesmo, tempo a agilização da vacinação dos profissionais de educação. Nós acreditamos que, já no mês vindouro, é plenamente possível a retomada das aulas presenciais”, afirmou Flávio Dino.
Embora tenha sido reconhecida a atual redução no número de internações nas regiões, foi alertado na audiência para os gastos com a compra de medicação como kit de intubação, funcionamento de leitos de UTI e contratação de profissionais. Além disso, outra preocupação foi a manutenção das estruturas e investimentos para garantir os atendimentos na rede de saúde pública, principalmente a possível “terceira onda” de contágio pelo vírus.
Participaram da audiência Wellington Dias, governador do Piauí, Reinaldo Azambuja, governador do Mato Grosso do Sul, e Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis.