
MARANHÃO, 29 de abril de 2025 – A deputada estadual Fabiana Vilar (PL) retomou nesta terça (29) sua missão de cobrar cassação do deputado Hemetério Weba (PP), que teve os direitos políticos suspensos por três anos após condenação por improbidade administrativa.
A decisão judicial, que só aguardava uma atenção mais calorosa da Casa, foi comunicada à Justiça Eleitoral há cerca de um mês. A notificação à Assembleia, no entanto, teria se perdido na folia de papéis até ser oficialmente registrada na semana passada.
Durante sessão, Vilar usou a tribuna para cobrar a cassação do mandato de Weba. Em tom veemente, classificou o colega de parlamento como alguém que “não tem caráter”.
“É um deputado que não tem caráter, que não merece estar aqui nessa Casa”, disparou, sem rodeios.
Coube à presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), sinalizar que agora, sim, a Casa vai se inteirar da situação.
“A partir de hoje, eu vou tomar conhecimento da comunicação que a deputada [Fabiana Vilar] fez e, de lá, nós vamos tomar as decisões que a lei, que o Regimento da Casa, que a nossa Constituição Estadual nos orienta”, comentou, prometendo seguir os trâmites.
A suspensão dos direitos políticos de Hemetério Weba resulta de uma ação por atos de improbidade cometidos quando era prefeito de Nova Olinda em 2006.