PASSEIO BANCADO

AGU pede arquivamento de ação contra viagens de Janja

Compartilhe
AGU Janja
AGU defende legalidade do uso de recursos públicos e aeronaves da FAB em viagens internacionais da primeira-dama e nega interferência judicial no Executivo.

BRASÍLIA, 29 de junho de 2025 –  A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou, na sexta (27), o arquivamento de uma ação popular que tenta impedir o uso de dinheiro público e aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) nas viagens internacionais da primeira-dama Janja.

A ação tramita na Justiça Federal de Brasília e foi proposta pelo vereador Guilherme Kilter (Novo-PR) e pelo advogado Jeffrey Chiquini. Ambos argumentam que os gastos violam os princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência.

Segundo a AGU, os autores buscam provocar ativismo judicial e ferem o princípio da separação dos Poderes. O parecer, assinado pela advogada da União Camila Rocha Pachêco, afirma que não há ilegalidade nas viagens realizadas por Janja.

A defesa sustenta que o Judiciário não pode interferir em atos administrativos do Executivo, nem julgar o mérito de decisões relacionadas à conveniência e oportunidade de ações oficiais.

As viagens da primeira-dama a países como Japão, Vietnã e Rússia, algumas ocorridas antes da chegada da comitiva presidencial, geraram críticas da oposição. A AGU argumenta que tais deslocamentos são amparados pela legalidade e seguem critérios administrativos do governo.

O juiz federal Leonardo Tavares Saraiva, da 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, deu 20 dias para que Janja e a AGU apresentem esclarecimentos.

O magistrado negou o pedido de liminar que buscava suspender o uso imediato de recursos públicos nas viagens. Ele declarou que, até o momento, não há provas de irregularidades nos atos questionados.

No mês anterior, o ministro-chefe da AGU, Jorge Messias, afirmou que a ação tem como objetivo constranger o Estado brasileiro por meio do questionamento das atividades da primeira-dama.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x