DESUMANO

Polícia Federal faz buscas em Grajaú contra o trabalho escravo

Compartilhe
Segundo dados do Observatório Digital do Trabalho Escravo (MPT / OIT), 22% dos trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão no Brasil são maranhenses.  O Maranhão continua sendo o maior fornecedor de mão de obra escrava do Brasil.

A Policia Federal deflagrou nesta terça (26/04) a operação “Sem Descanso” na cidade de Grajaú, distante 567,5 km de São Luís. Três mandados de buscas e apreensão foram cumpridos contra o crime de condição de trabalhadores análoga à escravidão em carvoarias do Maranhão.

A investigação foi iniciada em julho de 2021, no município de Mirador no Maranhão, e resgatou 11 pessoas. As vítimas trabalhavam em uma das várias carvoarias dos suspeitos e estavam sendo submetidas à jornada de trabalho exaustiva, especialmente os carbonizadores e as cozinheiras.

Após representação da Polícia Federal no Maranhão, foram expedidos mandados de busca e apreensão contra os investigados. Computadores, mídias e outros materiais relacionados aos fatos em apuração foram apreendidos. A polícia busca identificar outras vítimas de exploração em carvoarias vinculadas aos investigados e localizar outros envolvidos no esquema criminoso e mapear o montante ilicitamente recebido pelos investigados com a prática do delito.

Os suspeitos poderão responder pelo crime de submeter trabalhadores à condição análoga à escravidão (art.149 do Código Penal). As penas podem chegar a 08 anos de reclusão.

Segundo dados do Observatório Digital do Trabalho Escravo (MPT / OIT), 22% dos trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão no Brasil são maranhenses.  O Maranhão continua sendo o maior fornecedor de mão de obra escrava do Brasil. O trabalho escravo contemporâneo é uma das tipificações do crime de tráfico de pessoas.

 

Compartilhe

Leia mais

Juscelino união

MINISTRO

Juscelino enfrenta incertezas na reforma ministerial de Lula
Juscelino união

MINISTRO

Juscelino enfrenta incertezas na reforma ministerial de Lula

Ex-vereador Luto

LUTO

Morre Benedito, ex-vereador recordista de mandatos em SLZ
Ex-vereador Luto

LUTO

Morre Benedito, ex-vereador recordista de mandatos em SLZ

PF Operação

OPERAÇÃO

PF desarticula esquema de compra de votos em Nova Olinda
PF Operação

OPERAÇÃO

PF desarticula esquema de compra de votos em Nova Olinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.