
MARANHÃO, 19 de fevereiro de 2026 – O governador Carlos Brandão (MDB) deve iniciar reuniões com secretários que deixarão seus cargos no Governo do Maranhão para disputar as eleições, em São Luís e no estado, após reorganização da agenda e preparação das desincompatibilizações com aval do Palácio dos Leões.
Entre os secretários que podem arrumar as gavetas estão Orleans Brandão, Sebastião Madeira, Paulo Casé, Tiago Fernandes, Júnior Viana, Abigail Cunha, Natássia Weba, Yuri Arruda, Bira do Pindaré, Vinícius Ferro e Washington Oliveira, além de membros do segundo escalão que também buscam mandato.
A saída mais aguardada entre os secretários é a de Orleans Brandão, titular da Secretaria de Assuntos Municipalistas, presidente estadual do MDB e pré-candidato ao Governo do Estado, cuja desincompatibilização deve ocorrer até 20 de março.
Antes cotado para disputar vaga de deputado federal, Orleans Brandão ampliou sua projeção política durante mais de três anos no cargo, atuando como principal articulador do governo, o que fortaleceu seu posicionamento eleitoral segundo pesquisas já divulgadas.
Já na disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa, o grupo inclui Sebastião Madeira, chefe da Casa Civil e dirigente do PSDB estadual, com experiência como deputado federal e ex-prefeito de Imperatriz, além de Tiago Fernandes e Paulo Casé.
Também devem concorrer à Assembleia a deputada licenciada Abigail Cunha, Natássia Weba, Yuri Arruda, Júnior Viana e Raimundo Cutrim, todos atualmente em funções estratégicas e com atuação administrativa ligada às pastas que comandam.
Por outro lado, entre os secretários que buscarão mandato de deputado federal estão Bira do Pindaré, da Agricultura Familiar, Vinícius Ferro, do Planejamento e Orçamento, e Washington Oliveira, responsável pela representação do governo em Brasília.
Além do primeiro escalão, integrantes do segundo escalão também deixarão seus postos, como Cricielle Muniz, diretora da rede IEMA, e André Campos, presidente da Agência Executiva Metropolitana, ambos com foco na eleição para o parlamento estadual.







