RASTRO DO DINHEIRO

Tribunal de Justiça deve explicar repasse ao BRB em 15 dias

Compartilhe
Tribunal TJMA
CNJ determinou que o Tribunal de Justiça preste informações sobre a transferência de R$ 2,8 bilhões em depósitos judiciais ao BRB após pedido de providências.

MARANHÃO, 17 de fevereiro de 2026 – O Conselho Nacional de Justiça determinou que o Tribunal de Justiça do Maranhão apresente, em 15 dias, informações sobre a transferência de R$ 2,8 bilhões em depósitos judiciais ao BRB.

A decisão partiu do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, em despacho publicado na sexta (13), após questionamentos formais sobre a operação.

A solicitação do CNJ ocorreu após o advogado maranhense Alex Borralho protocolar pedido de providências com questionamentos sobre a transação financeira e sobre investigação da Polícia Federal relacionada ao banco por suspeitas de gestão fraudulenta. Antes da transferência ao BRB, os valores estavam depositados no Banco do Brasil.

Além do TJMA, o corregedor também solicitou informações aos Tribunais de Justiça da Bahia, Paraíba, Alagoas e do Distrito Federal e Territórios, que igualmente firmaram contratos envolvendo o BRB. Dessa forma, o CNJ busca reunir esclarecimentos formais sobre as operações financeiras realizadas.

O caso analisado não trata de acusação de ilegalidade contra magistrados que assinaram os contratos. No entanto, o pedido considera a necessidade de apuração preventiva diante do que foi descrito como possível cenário de risco financeiro associado às transações envolvendo o BRB.

Na petição apresentada ao CNJ, o autor solicitou que os contratos relacionados ao BRB sejam encaminhados à Polícia Federal e ao Tribunal de Contas da União para análise técnica. O objetivo indicado é permitir eventual abertura de investigações sobre os acordos firmados.

Segundo o documento, o advogado responsável pelo pedido informou ter sido orientado pelo próprio CNJ a buscar proteção policial.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x