CERCO POLÍTICO

Parte dos deputados maranhenses assina CPMI do Banco Master

Compartilhe
CPMI master
Deputados reuniram 280 assinaturas, número acima do mínimo exigido, e encaminharam pedido ao Congresso; instalação de CPMI depende de leitura do requerimento.

BRASÍLIA, 04 de fevereiro de 2026 – Políticos de oposição ao governo Lula protocolaram pedido de criação de CPMI para investigar o caso do Banco Master, no Congresso Nacional. O requerimento recebeu 280 assinaturas de deputados e senadores, número superior ao mínimo exigido para abertura da comissão.

O grupo registrou 80 apoios além do necessário. A formação de uma CPMI requer ao menos 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores, totalizando 198 parlamentares, o equivalente a um terço das duas Casas. Portanto, os parlamentares afirmaram que o quantitativo atende às regras previstas.

Segundo os autores, após o protocolo com as assinaturas válidas, a instalação da CPMI deve ocorrer de forma automática. Eles citaram o artigo 21 do regimento do Congresso Nacional, que estabelece a criação da comissão quando o pedido cumpre os requisitos formais exigidos.

No entanto, a abertura depende da leitura do requerimento em sessão conjunta da Câmara e do Senado. A condução desse passo cabe ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá. Até o momento, ele ainda não definiu a data para essa leitura.

Entre os signatários do Maranhão, constam Allan Garcês, do PP, Aluisio Mendes, do Republicanos, Duarte Jr., do PSB, Hildo Rocha, do MDB, Josivaldo JP, do PSD, e Márcio Honaiser, do PDT.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x