
MARANHÃO, 28 de janeiro de 2026 – O Governo do Maranhão renova por 25 anos o contrato de gestão do Porto do Itaqui com a União nesta quinta (29), em São Luís. A assinatura do termo aditivo ocorrerá na sede da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e prorroga a exploração do terminal, cujo prazo atual venceria em 1º de fevereiro.
O governador Carlos Brandão e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Frederico Carvalho Dias, participam da cerimônia de renovação do Porto do Itaqui.
O acordo mantém sob administração estadual, além do Porto do Itaqui, o Cais de São José de Ribamar e os terminais de ferry-boat da Ponta da Espera e do Cujupe. Considerado um dos principais portos públicos do país, o terminal maranhense é um hub crucial para o escoamento de commodities agrícolas e minerais.
Dessa forma, a renovação garante continuidade às operações que movimentaram quase 35 milhões de toneladas em 2025.
O Porto do Itaqui funciona como uma das principais portas de saída para o agronegócio brasileiro, especialmente para a soja e o milho produzidos na região do MATOPIBA.
Os dados de movimentação portuária de 2025 registraram um crescimento de 8,15% em relação ao ano anterior, com a soja e o petróleo como os principais produtos. Além disso, o complexo portuário gera aproximadamente 14 mil empregos diretos e indiretos, reforçando sua importância econômica.







