
MARANHÃO, 23 de janeiro de 2026 – O Ministério Público Federal solicitou o reforço policial para a Terra Indígena Governador, no Maranhão, e autoridades estaduais e federais acataram a recomendação. O MPF direcionou o pedido ao governador do estado e a gestores de ministérios e da Funai nesta sexta (23).
O objetivo da medida é proteger a integridade física das comunidades locais diante do agravamento dos conflitos na região de Amarante do Maranhão. Os gestores, portanto, se comprometeram a avaliar a urgência do envio da Força Nacional.
A recomendação do Ministério Público Federal cita a gravidade da situação naquela terra indígena. Conflitos entre indígenas e não indígenas se intensificaram, impulsionados principalmente pela exploração ilegal de madeira.
Entre os episódios recentes de violência está um homicídio ocorrido em julho de 2025 dentro do território. Além disso, há registros de ameaças, disparos de arma de fogo contra veículos e uma agressão física grave em agosto deste ano.
O documento do MPF sugere que as autoridades otimizem a logística para uma resposta mais rápida. A proposta é aproveitar a presença de efetivos da Força Nacional que já atuam na região, em ações na Terra Indígena Araribóia.







