DITADURA ENCURRALADA

Oposição confirma soltura de presos políticos na Venezuela

Compartilhe
Venezuela oposição
A Plataforma Unitaria Democrática (PUD), conhecida como Unidad, principal coalizão opositora da Venezuela confirmou a libertação de 22 presos políticos no país.

VENEZUELA, 12 de janeiro de 2026 – A principal coalizão opositora da Venezuela confirmou a libertação de 22 presos políticos no país. A Plataforma Unitaria Democrática (PUD), conhecida como Unidad, divulgou o balanço no sábado, 10 de janeiro, por meio da rede social X.

As solturas ocorrem após o anúncio governamental de que um “número significativo” de detidos seria libertado. A pressão internacional, principalmente dos Estados Unidos, é apontada como pano de fundo para as medidas.

Entre os primeiros libertados confirmados estão a ativista de direitos humanos Rocío San Miguel e o ex-candidato presidencial Enrique Márquez.

San Miguel foi detida em fevereiro de 2024 e cumpriu pena no centro de detenção El Helicoide. Enrique Márquez foi preso após denunciar supostas irregularidades nas eleições presidenciais de 2024, que reconduziram Nicolás Maduro ao poder. Familiares aguardam notícias de outros detidos do lado de fora de presídios.

A coalizão opositora pediu a aceleração dos processos para que “o sofrimento dos presos políticos e de suas famílias finalmente cesse”. Em sua publicação, a Unidad afirma permanecer vigilante e aguardar novas solturas. A organização busca a libertação total de todas as pessoas que considera presos políticos no regime venezuelano.

A medida ocorre em um contexto de forte pressão diplomática e econômica sobre o governo de Nicolás Maduro. Fontes da oposição estimam que o número total de presos políticos no país varie entre 800 e 1,2 mil indivíduos.

O anúncio oficial de libertações em massa foi feito pelo governo da Venezuela na quinta, 8 de janeiro, mas o processo avançou lentamente nas primeiras 48 horas.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x