DECISÃO JUDICIAL

Justiça obriga Estado a reformar prédio do Instituto

Compartilhe
Instituto estado
Decisão determina que o governo do estado apresente plano de obras em 90 dias e conclua reforma do Ilaf, no Campus do Bacanga, em até um ano.

MARANHÃO, 07 de novembro de 2025 – A Justiça condenou o Estado do Maranhão a reformar o prédio do Instituto Laboratorial de Análises Forenses (Ilaf) e adquirir novos equipamentos para garantir o funcionamento adequado do órgão, localizado no Campus do Bacanga, em São Luís.

A decisão, proferida em 3 de novembro pelo juiz Douglas de Melo Martins, atende a pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), formulado pela promotora de Justiça Márcia Haydée Porto de Carvalho, em Ação Civil Pública.

Pela sentença, o governo estadual deve apresentar, no prazo de 90 dias, um plano detalhado de execução das obras de reforma e ampliação do Ilaf. O documento precisa conter o cronograma do procedimento licitatório e das etapas da obra, cuja conclusão deve ocorrer em até um ano após a apresentação do plano.

Além da reforma, a Justiça determinou a aquisição de 11 freezers para uso técnico no instituto, com prazo máximo de entrega de 180 dias. Caso os prazos não sejam cumpridos, o Estado estará sujeito ao pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil, revertida ao Fundo Estadual de Direitos Difusos.

A decisão busca garantir melhores condições de trabalho e infraestrutura adequada ao órgão responsável por análises laboratoriais forenses, fundamentais para investigações criminais no Maranhão.

A ação judicial foi motivada por graves deficiências estruturais e materiais no Ilaf, apontadas em inspeções realizadas pela 3ª Promotoria de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial.

Segundo o MPMA, as falhas comprometiam a execução de perícias oficiais e, consequentemente, a qualidade das investigações criminais e da segurança pública estadual.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x