
MARANHÃO, 31 de outubro de 2025 – Uma pesquisa da Quaest divulgada nesta quinta (30) mostra que 86% dos brasileiros concordam que “a polícia prende bandidos, mas a Justiça solta porque a legislação é fraca”. Apenas 11% dos entrevistados discordaram da afirmação, enquanto 1% se manteve neutro e 2% não soube responder.
O estudo “Prende e Solta” identificou um consenso nacional sobre a percepção de impunidade vinculada à fragilidade das leis penais. A maioria dos cidadãos acredita que o sistema judicial contribui para essa impunidade no país e favorece bandidos.
Apesar dessa percepção dominante, 58% dos entrevistados relataram não conhecer nenhuma vítima de assalto ou furto nos últimos 12 meses. Por outro lado, 13% dos participantes afirmaram conhecer muitas pessoas que foram vítimas desses crimes.
O levantamento detalhou ainda que 20% conhecem “algumas” vítimas e 9% disseram conhecer apenas uma pessoa assaltada ou furtada no período.
O estudo traz à tona a forte crítica da população em relação ao funcionamento do sistema de justiça criminal. A grande maioria enxerga uma impunidade estrutural, alimentada por leis consideradas insuficientes.







