PRIVATIZAÇÃO À VISTA

BRK tem interesse em disputar futura privatização da Caema

Compartilhe
BRK CAEMA
Empresa BRK Ambiental, que atua em 13 estados e atende São José de Ribamar e Paço do Lumiar, quer ampliar operações no Maranhão caso a Caema seja privatizada.

MARANHÃO, 23 de outubro de 2025 – A BRK, companhia que atua nos setores de abastecimento de água e saneamento em 13 estados, incluindo o Maranhão, manifestou interesse em participar de uma possível privatização da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

A empresa, que já opera em São José de Ribamar e Paço do Lumiar, considera a desestatização da Caema uma oportunidade de expandir sua presença no estado.

Segundo informações do jornalista Daniel Matos, a nova diretora de Concessão da BRK no Maranhão, Sandra Leal, confirmou o interesse da empresa durante um almoço com a imprensa, realizado na terça-feira (21), em comemoração aos 10 anos de atuação da concessionária no estado.

Segundo ela, caso o governo estadual avance com o processo de privatização, a BRK pretende disputar a concessão. O governo do Maranhão, sob a gestão de Carlos Brandão, já contratou estudos técnicos para avaliar a viabilidade da negociação.

Inscreva-se e não perca as notícias

Sandra Leal, que assumiu o cargo há cerca de 60 dias após 26 anos de atuação no Tocantins, afirmou ter identificado uma equipe técnica qualificada na Caema.

Ela destacou o diálogo com o presidente da estatal, Marco Aurélio Freitas, e outros profissionais durante uma visita à região da BR-226, no trecho afetado pelo desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).

No entanto, a diretora ressaltou que a companhia enfrenta sérios desafios estruturais, o que dificulta suas operações.

Enquanto o processo de privatização não é confirmado, a BRK mantém o foco em suas concessões atuais. A empresa celebra uma década de serviços em São José de Ribamar e Paço do Lumiar, atendendo cerca de 400 mil pessoas.

Desde 2015, o acesso à água tratada nos dois municípios passou de 38% para 91%, e a cobertura de saneamento básico aumentou de 8% para 45%.

A companhia projeta investir aproximadamente R$ 500 milhões nos próximos anos para ampliar as redes de abastecimento e tratamento. Entre os projetos previstos, estão sete novos centros de reservação e distribuição de água.

A BRK reforçou que continuará investindo na melhoria dos serviços locais, ao mesmo tempo em que observa a situação da Caema como possível caminho de crescimento no Maranhão.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x