CACHAÇA NA MIRA

MP orienta fiscalização urgente de bebidas adulteradas no MA

Compartilhe
bebidas metanol
Ministério Público recomenda inspeções emergenciais em bares, mercados e distribuidoras após alerta nacional sobre risco de intoxicação de bebidas por metanol.

MARANHÃO, 17 de outubro de 2025 – O Ministério Público do Maranhão (MP-MA), por meio do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CAO-Consumidor), expediu orientações aos promotores de Justiça para reforçar, de forma articulada e emergencial, a fiscalização de bebidas alcoólicas no estado.

A medida ocorre diante do risco de intoxicação por metanol identificado em diferentes regiões do país.

As orientações constam no ofício-circular nº 10002/2025, que cita a nota técnica nº 3 da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O documento busca mobilizar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, orientar fornecedores e combater a atuação de falsificadores e distribuidores irregulares.

De acordo com a resolução CIB nº 88/2020, da Secretaria de Estado da Saúde, as ações de vigilância sanitária são descentralizadas, cabendo às Vigilâncias Sanitárias municipais a fiscalização de atividades de risco, como o comércio de bebidas alcoólicas em bares, supermercados e mercearias.

O MP orientou que as Vigilâncias Sanitárias realizem inspeções imediatas em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas.

Para padronizar a fiscalização, as Promotorias de Justiça receberam um roteiro de inspeção sanitária e um guia para identificação rápida de produtos falsificados.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x