FRAUDES EM LICITAÇÃO

Ex-prefeita de Serrano recorre ao STF contra condenação

Compartilhe
STF TJMA
A ex-prefeita de Serrano do Maranhão, Maria Donária Rodrigues, entrou com recurso no STF contra decisão do TJMA que a condenou por fraudes em licitação.

SERRANO DO MARANHÃO, 09 de setembro de 2025 – A ex-prefeita de Serrano do Maranhão, Maria Donária Rodrigues, entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que a condenou por fraudes em licitação.

A defesa da ex-gestora apresentou o pedido após a confirmação da sentença que estabeleceu pena de 4 anos, 9 meses e 15 dias de prisão em regime semiaberto, além de multa de R$ 5,4 mil. O TJMA considerou que houve fraude em processo licitatório com concurso material de crimes.

O Ministério Público Estadual moveu a ação penal que resultou na condenação. A acusação apontou fraude na Concorrência nº 008/2014, realizada pela gestão municipal, com objetivo de favorecer a empresa Malta Construções LTDA, de propriedade de Raimundo Nonato Do Val Filho, que também figura no processo.

Entre 2013 e 2016, segundo a denúncia, Maria Donária integrou associação criminosa para fraudar licitações e desviar recursos estaduais destinados ao município por meio de convênios e repasses da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES). A sentença inicial foi emitida em 2020 e confirmada em 2024.

No recurso ao STF, a defesa sustenta que houve violação de dispositivos do Código Penal, do Código de Processo Penal e da Lei de Licitações. Os advogados alegam ausência de provas suficientes, falta de demonstração de intenção de fraude e fundamentação genérica do acórdão que confirmou a condenação.

Além disso, a defesa argumenta que a ex-prefeita não praticou os atos descritos no artigo 288 do Código Penal, que trata da associação criminosa. O recurso busca, portanto, a anulação da decisão do TJMA.

O recurso foi protocolado no dia 4 e autuado no STF em 6 de setembro, segundo informações registradas em autos do processo. A ação agora aguarda a designação de relator para análise da admissibilidade e do mérito do pedido.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x