BILHÕES PÚBLICOS

Prefeitura envia à Câmara orçamento de R$ 6 bi para 2026

Compartilhe
Prefeitura Bilhões
Prefeitura encaminhou à Câmara de São Luís, o Projeto de Lei nº 210/2024, referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, e o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029

SÃO LUÍS, 04 de setembro de 2025 – A Prefeitura de São Luís encaminhou à Câmara Municipal, nesta quarta-feira (3), o Projeto de Lei nº 210/2024, referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, e o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.

Os documentos foram entregues à Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Patrimônio Municipal, que fará a análise técnica, definirá o cronograma de debates e organizará as etapas de votação em plenário.

Segundo a proposta do Executivo, a LOA 2026 projeta receitas e despesas no valor de R$ 6,03 bilhões.

O texto distribui os recursos entre órgãos, funções e programas, priorizando serviços essenciais e investimentos estratégicos nas políticas setoriais da cidade. Dessa forma, a programação orçamentária orientará a execução das ações governamentais no próximo exercício.

Já o PPA 2026-2029 estabelece as diretrizes, objetivos e metas da gestão municipal para quatro anos. O plano está organizado sob o lema “São Luís, uma cidade humana e inclusiva” e estrutura a atuação em seis eixos estratégicos: Cidade Humana, Cidade Saudável, Cidade Legal, Cidade Sustentável, Cidade Empreendedora e Cidade Inteligente.

Antes da conclusão do plano, a prefeitura realizou uma consulta pública on-line. A participação popular destacou como áreas prioritárias a Saúde, com 72,91% das menções, a Educação, com 63,26%, e Trânsito e Transporte, com 43,76%. Esses setores deverão receber maior atenção dentro das diretrizes do PPA.

Além das áreas principais, a consulta apontou a importância de políticas transversais voltadas a direitos das mulheres, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, juventude, comunidades tradicionais, população LGBTQIA+, idosos, pessoas em situação de rua e clima.

Essas demandas foram incorporadas ao planejamento plurianual, reforçando a abrangência do documento.

A análise da LOA e do PPA seguirá o trâmite legislativo na Comissão de Orçamento da Câmara. Após a discussão técnica, os textos serão levados ao plenário para apreciação e votação dos vereadores, em etapas já definidas no calendário legislativo.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x