FRAUDE BILIONÁRIA

CPMI do INSS pode ouvir deputado do MA e irmã de Eliziane

Compartilhe
CPMI INSS
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS quer colher depoimentos para investigar esquema de descontos indevidos que lesou milhares de aposentados.

MARANHÃO, 03 de setembro de 2025 – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS pode realizar diligências no Maranhão para investigar um esquema de descontos indevidos em benefícios. O pedido partiu do vice-presidente da comissão, deputado Duarte Júnior (PSB-MA).

O objetivo principal da CPMI é ouvir vítimas que não podem se deslocar até Brasília, além de colher depoimentos do deputado estadual Edson Araújo e de Elisvane Pereira Gama, superintendente federal de Pesca e irmã da senadora Eliziane Gama.

O Maranhão é um dos estados com mais vítimas do suposto esquema, que teria lesado 76.598 aposentados e pensionistas. Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), 100% dos entrevistados no estado relataram não ter autorizado os descontos.

A investigação também apura fraudes relacionadas ao seguro-defeso e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), com prejuízos mensais estimados em R$ 130 milhões.

O deputado Edson Araújo, ex-presidente da Federação das Colônias de Pescadores (FECOPEMA), é apontado pela Polícia Federal como beneficiário de mais de R$ 5,4 milhões de uma das entidades suspeitas.

A possível vinda dos parlamentares ao estado busca dar voz às principais vítimas, em sua maioria aposentados rurais, pescadores e beneficiários do BPC.

Além disso, o estado concentra quase um terço dos pescadores cadastrados no país, mas possui apenas 621 embarcações registradas, um dado que amplia o escopo das investigações. O parlamentar Duarte Júnior defende que os testemunhos locais são fundamentais para orientar o combate ao esquema.

Por fim, a situação no Maranhão e no Piauí é considerada a mais alarmante do país, com alguns municípios tendo até 60% dos aposentados afetados.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x