FIM DO BLOQUEIO

Ex-prefeito de Santa Quitéria recupera direitos políticos

Compartilhe
Ex-prefeito Santa Quitéria
Justiça Eleitoral restabeleceu os direitos políticos do ex-prefeito de Santa Quitéria, Osmar de Jesus Leal, o Manin. Decisão da 12ª Zona Eleitoral de Araioses.

SANTA QUITÉRIA, 01 de setembro de 2025 – A Justiça Eleitoral restabeleceu os direitos políticos do ex-prefeito de Santa Quitéria, Osmar de Jesus Leal, o Manin.

A decisão foi proferida pela juíza Jerusa de Castro Duarte Mendes Fontenele Vieira, da 12ª Zona Eleitoral de Araioses, e garante ao político a possibilidade de exercer seus direitos, incluindo filiação partidária.

O pedido foi apresentado pelo próprio ex-prefeito e fundamentado em liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Essa decisão suspendeu os efeitos de condenação anterior em ação de improbidade administrativa (processo nº 0000147-77.2004.4.01.3700), especialmente quanto à suspensão dos direitos políticos.

O Ministério Público Eleitoral manifestou-se favoravelmente ao pedido de Manin. Segundo o órgão, a decisão judicial que suspendeu os efeitos da condenação removeu os impedimentos para a regularização de sua situação eleitoral, conforme estabelece a Resolução TSE nº 23.659/2021, artigo 20, inciso II, alínea “a”.

Na sentença, a magistrada ressaltou que, de acordo com os artigos 19 e 20 da mesma resolução, na ausência de outros obstáculos processuais, é necessário reconhecer o direito do requerente à reaquisição dos direitos políticos.

“Diante do exposto, defiro o pedido formulado por Osmar de Jesus da Costa Leal, para determinar o restabelecimento de seus direitos políticos, devendo ser promovida a devida regularização do cadastro eleitoral junto à Justiça Eleitoral”, registrou a juíza Jerusa de Castro na decisão.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x